Os especialistas em Covid-19 não têm dúvidas: o Brasil está passando pela quarta onda da doença causada pelo coronavírus.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste mês de julho mostram que o número total de mortes já é o maior em um mês desde março.
Entre os motivos que contribuem para o aumento no número de casos, destacam-se o abandono das medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados, a chegada do inverno, a cobertura vacinal insuficiente e a queda na imunidade depois de muitos meses da aplicação das doses.
Por isso, precisamos continuar nos prevenindo contra a doença. Avançar com a vacinação das doses de reforço, manter o uso de máscaras de boa qualidade e bem ajustadas no rosto, o distanciamento e as medidas de higienização são atitudes importantes para contribuir para a diminuição dos casos.
Além disso, a testagem é fundamental para o controle da pandemia e para a identificação de novos casos, principalmente com o avanço da variante Ômicron, que é bem mais transmissível quando comparada com as outras cepas do coronavírus.
Uma das ferramentas que ganhou espaço neste contexto de diagnóstico da Covid-19 é o exame de antígeno, também conhecido como Ag. Assim como o RT-PCR, esta técnica de testagem também é feita a partir de um swab nasofaríngeo. Porém, sua maior vantagem é a rapidez do resultado que sai em cerca de 15 minutos. Quer entender mais sobre o teste? Continue lendo esse artigo!
O que é o exame de antígeno para Covid-19
O exame de antígeno é um teste rápido capaz de fazer a detecção qualitativa da proteína do SARS-CoV-2 em amostras de swab. Como já adiantamos, seu maior benefício é a rapidez nos resultados. Uma outra vantagem é que testes como esses são os mais indicados para a testagem em massa e o acompanhamento de contatos já que uma vez que a pessoa infectada é detectada, ela e aqueles com quem ela teve contato, são isolados interrompendo a cadeia de contágio.
Como é feito o exame de antígeno para Covid-19
O profissional da área médica introduz o swab (cotonete) no nariz até a região chamada de nasofaringe. O procedimento é indolor, mas é possível que a pessoa sinta certo desconforto. Após a realização do exame, há dois resultados possíveis: o positivo, que significa infecção viral ativa, e o negativo, onde não é detectada a presença do vírus no organismo.
Quem deve realizar o teste de antígeno para Covid-19
O exame Ag é indicado para pessoas que tenham manifestado sintomas da Covid-19 ou se expuseram ao vírus. Diferente de outros testes para SARS-CoV-2, esse exame tem uma grande correlação com o período de transmissão do vírus. Para sintomáticos, é preciso que, de preferência, o exame seja feito entre o 5º e 7º dia após o início dos sintomas. Pacientes assintomáticos devem fazer a partir do 5º dia após o último contato com o caso confirmado.
Diferença entre o exame Ag e RT-PCR
Ao procurar por testes para Covid-19, muitas pessoas costumam se deparar com as duas principais opções: o PCR e o antígeno. Logo depois, vem uma série de dúvidas. Afinal, qual é o mais eficaz? Quanto tempo cada um demora para ficar pronto? Qual é o mais indicado para o meu caso? Se no RT-PCR também é usado o swab, qual é a diferença entre os dois exames?
Essas dúvidas são muito comuns, por isso, vamos esclarecê-las agora mesmo.
A principal diferença é que o exame Ag identifica as proteínas do SARS-CoV-2, já o RT-PCR detecta o material genético do vírus (RNA).
Outra diferença que deve ser ressaltada é o tempo de entrega dos resultados dos exames. O RT-PCR é realizado por meio de equipamentos sofisticados e profissionais muito capacitados para a detecção do vírus, o que faz com que o resultado demore até 48h para ficar pronto. O exame Ag para diagnosticar a Covid-19 não requer instrumentos específicos e o resultado pode ser realizado no mesmo local de coleta, contribuindo para a agilidade de diagnóstico.
O valor também chama atenção. O RT-PCR traz algumas desvantagens: ele é mais caro, podendo chegar a custar entre 200 e 400 reais na rede privada. Sendo assim, o exame de Covid-19 Ag acaba sendo mais barato já que ele custa entre 100 e 200 reais em laboratórios particulares.
Onde fazer o teste Ag para identificar a presença do coronavírus
A pandemia ainda não acabou e nós do Lawall estamos sempre oferecendo o suporte necessário para as pessoas que precisam realizar o teste de antígeno com segurança e confiabilidade, basta escolher o melhor dia e horário através do nosso agendamento online. Aconselhamos que você siga todas as recomendações do meu médico de confiança.
Agende o seu exame com o Laboratório Lawall