Quando algo está errado com a nossa saúde, é preciso muito cuidado ao interpretar os sinais dados pelo corpo, afinal, são eles que indicam de onde vem o problema. A atenção deve ser redobrada quando um mesmo indício aponta para mais de uma doença, como acontece com os sintomas de Dengue e a Covid-19.
Somente até o momento (março 23), os casos de dengue já cresceram 43,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. A Covid-19, por sua vez, é um novo e permanente cenário, mesmo com o controle da pandemia. Como então, diferenciá-las?
Ambas as doenças são virais, mas possuem formas distintas de contração e tratamento. Veja nesse texto de que maneira saber identificar os sinais mais característicos de cada uma e como proceder em cada caso.
Dengue
A dengue é uma doença viral, transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. O seu auge, durante ano, ocorre durante os meses mais chuvosos e o acúmulo de água parada é o principal agente de proliferação do mosquito e, consequentemente, de maior disseminação da doença.
Com características bem específicas, pode ser de 4 tipos, bem como, pode ser assintomática em alguns casos.
Veja quais são os principais sintomas:
- Febre alta, superior a 38°C;
- Dores no corpo e nas articulações;
- Manchas vermelhas no corpo.
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
Covid-19
A covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, contraída pelo contato com outro infectado, geralmente por partículas que circulam no ar.
Nos casos leves, os sintomas podem variar entre tosse, dor de garganta, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, coriza, fadiga, dentre outros.
Quando esses sintomas apresentam sinais de piora progressiva, levando a outros quadros de saúde, mesmo sem apresentar gravidade, então este é considerado um nível moderado da doença. É muito importante estar alerta nesses casos e não deixar que o problema evolua.
Já no seu estágio mais grave, os sintomas são claros e urgentes e podem vir em forma de desconforto respiratório, pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor que 95%.
Principais sintomas que diferenciam Dengue e Covid-19
Como mostramos acima, alguns dos sintomas são similares para as duas doenças, mas podemos observar alguns pontos importantes aqui.
Em relação à Covid-19, o principal o quadro respiratório do paciente é o principal indício. Então, é altamente provável que pacientes com tosse excessiva, produção de secreção, escarro, dor no peito, falta de ar, perda do olfato e paladar apontem positivo para essa contaminação.
Já se os principais sintomas forem manchas avermelhadas e dores nas articulações, as chances dessa pessoa ter sido mordida pelo mosquito-da-dengue são altas.
E atenção! Há registros de casos de co-infecção, ou seja, da contaminação com ambas doenças ao mesmo tempo. Essa é uma condição mais difícil de ocorrer, mas que é possível e deve ser investigada sempre que necessário, por ser uma condição perigosa, capaz de agravar ainda mais o estado de saúde do paciente.
O que fazer ao perceber os sintomas?
Antes de qualquer coisa, lembre-se! Todo e qualquer sinal de mal-estar é um alerta, sendo aconselhável que busque por atendimento médico. Nada de automedicação, nem de esperar muito para ver se um sintoma vai ou não piorar.
Apenas através da realização de exames laboratoriais específicos, é possível ter 100% de certeza do diagnóstico da dengue e covid-19.
Conte com infraestrutura completa do Lawall e a confiança de um corpo clínico altamente treinado para te proporcionar a melhor experiência possível.
Clique aqui para entrar em contato e tirar suas dúvidas conosco!