Lawall Laboratório Sem categoria Como saber se tenho intolerância à lactose?

Como saber se tenho intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é uma condição em que o organismo é incapaz de digerir completamente a lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos. 

Isso ocorre devido à deficiência ou ausência de uma enzima chamada lactase, normalmente produzida no intestino delgado e responsável por quebrar a lactose em açúcares mais simples, para serem absorvidos pelo organismo.

Sintomas

Os sintomas da intolerância à lactose podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

  • distensão abdominal
  • gases
  • dor abdominal
  • diarreia
  • náuseas 

O que leva a intolerância a lactose?

A intolerância à lactose pode ocorrer devido a uma deficiência que pode ser congênita, primária ou secundária. Entenda melhor cada uma:

Congênita – Quando é uma característica genética, ou seja, a pessoa já nasce com esta condição.  Nestes casos a intolerância a lactose é um problema crônico. 

Primária – A forma mais comum, ocorre quando a produção de lactase diminui naturalmente ao longo da vida adulta.

Secundária – Decorre de alguma condição de saúde, como doenças gastrointestinais, lesões no intestino delgado, infecções, doença celíaca ou alergia à proteína do leite, por exemplo. Nesses casos, a intolerância pode desaparecer com o controle da doença de base.

Tratamento

A intolerância à lactose não é uma doença e sim uma carência do organismo. 

Dessa maneira, para controlar o problema é necessária uma dieta que restrinja a ingestão de leite e derivados, a fim de promover o alívio dos sintomas. As enzimas de lactase para ajudar na digestão, também são uma opção para estes casos. 

Mas atente-se, é importante consultar um profissional de saúde antes de fazer mudanças significativas na alimentação ou iniciar o uso de suplementos. Ao longo do tempo, o acompanhamento profissional também será importante para reintroduzir gradualmente certos tipos de alimentos, até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos.

A maioria das pessoas com intolerância à lactose pode continuar a ter uma alimentação equilibrada e saudável, obtendo cálcio e outros nutrientes de fontes alternativas, como alimentos fortificados e suplementos, se necessário.

Como diagnosticar a intolerância a lactose?

Existem vários testes que podem ser realizados para diagnosticar a intolerância à lactose. Os testes mais comuns incluem:

Teste de Intolerância à Lactose

O paciente ingere uma quantidade específica de lactose em forma líquida após um período de jejum. Em seguida, são coletadas amostras de sangue em intervalos regulares (30 minutos) para medir os níveis de glicose. 

Se após a ingestão da lactose, todas as dosagens de glicemia forem inferiores a 20mg/dl da inicial, isso pode indicar uma intolerância, pois a lactose não está sendo devidamente digerida e absorvida, resultando em níveis baixos de glicose no sangue.

Teste de Hidrogênio Expirado

Após ingestão de lactose, o paciente exala em um dispositivo que mede os níveis de hidrogênio no ar expirado. 

Isso porque, a fermentação da lactose não digerida no intestino delgado pode produzir hidrogênio, então se o resultado indicar taxas elevadas, este é um indício de intolerância.

Teste de Ácido Láctico no Sangue: 

A lactose não digerida pode ser fermentada pelas bactérias no intestino, produzindo ácido láctico, que pode ser detectado no sangue. Então, esse teste envolve a medição dos níveis de ácido láctico no sangue após a ingestão de lactose. 

É possível que outros exames ou avaliações sejam necessários para confirmar o diagnóstico e determinar o grau de intolerância à lactose do paciente.

Realize seus exames laboratoriais no Lawall

Você está em busca de um local para fazer seus exames em Juiz de Fora e Santos Dumont? Procure o Lawall! 

Oferecemos infraestrutura completa e corpo clínico altamente treinado e capacitado para te proporcionar a melhor experiência possível.

Entre em contato e tire suas dúvidas conosco através do site.

Related Post