Quando foi a última vez que você realizou um check-up completo, incluindo visitas ao médico, exames laboratoriais e de rotina?
É muito comum que as pessoas busquem ajuda apenas quando surge algum problema ou sintoma, mas isso não pode ocorrer, visto que a prevenção é algo extremamente importante.
Aproveitando o clima de renovação do início de ano, onde muitos colocam em prática a adoção de novos hábitos e rotinas, vamos entender melhor os benefícios desse cuidado anual com a saúde e quais exames laboratoriais não podem faltar nessa lista.
O que é um check-up?
O check-up consiste em uma avaliação periódica da saúde que, na prática, implica visitas ao médico e a realização de exames de rotina, para um diagnóstico que pode ser de imagem ou laboratorial.
Esse conjunto de ações se complementam de forma estratégica, sendo uma eficiente ferramenta preventiva, que serve para avaliar o funcionamento do organismo em busca de qualquer indício de que algo possa estar errado. Ou seja, permite que doenças sejam descobertas em seu estágio inicial, evitando complicações e ampliando as chances de tratamento.
Através dessas avaliações rotineiras podemos identificar condições que se instalam de forma silenciosa, como o diabetes, a hipertensão, o colesterol alto e alguns tipos de câncer.
A importância dos exames de rotina na manutenção da saúde
Há uma ideia de que a realização de exames de rotina é indicada apenas para pessoas de idade avançada ou com histórico familiar. Para estes casos é realmente algo essencial, mas isso não significa que não seja importante também para quem não cumpre estes critérios.
Todo indivíduo pode e deve realizar um check-up, para isso basta buscar por uma orientação médica.
Mesmo que, muitas vezes, não existam motivos aparentes para realizar um exame específico, esse acompanhamento anual é uma forma de promover uma vida saudável, afinal, um diagnóstico pode não apresentar nada ou servir para sinalizar o menor dos problemas.
Em muitos casos, pacientes são pegos desprevenidos com quadros avançados de doenças, quando isso poderia ter sido evitado e descoberto com maior antecedência, ampliando as chances de melhora.
Veja 3 motivos para realizar o seu check-up anual:
- Descobrir doenças silenciosas, ou seja, aquelas que não apresentam sintomas em suas fases iniciais.
- Controlar problemas que você já possui, com uma ajuda médica periódica.
- Manutenção da sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Quais exames laboratoriais fazem parte de um check-up médico?
A lista de exames solicitados e um check-up vai variar de acordo com alguns critérios, como a faixa etária, o histórico clínico e demais necessidades do paciente. Quem avalia e determina isso, é o médico especialista.
Contudo, alguns exames laboratoriais são básicos e muito importantes de serem avaliados em qualquer situação. Conheça alguns desses:
Hemograma Completo – auxilia no diagnóstico e acompanhamento da evolução de doenças que provocam alterações no sangue como, por exemplo, anemia, infecções, inflamações, problemas na medula óssea, etc.
Glicemia – responsável pelo diagnóstico do diabetes e pré-diabetes.
Colesterol e Triglicérides – indica o percentual de gorduras presentes no sangue.
Ureia e creatinina – avaliação referente a saúde dos rins.
Ácido úrico – contribui no diagnóstico de problemas cardiovasculares, hipertensão, gota, etc.
Exames de fezes e urina – indicam problemas nos rins, infecção urinária e a presença de parasitas.
PSA – para os homens, mostra alterações na próstata, essencial no diagnóstico do câncer, por exemplo.
TSH e T4 livre – para identificar problemas na tireoide.
TGO e TGP – para identificar problemas no fígado.
Realize seus exames laboratoriais no Lawall
Você está em busca de um local para fazer o seu check-up laboratorial em Juiz de Fora e Santos Dumont? Pode procurar o Lawall!
Oferecemos infraestrutura completa e corpo clínico altamente treinado e capacitado para te proporcionar a melhor experiência possível.
Entre em contato e tire suas dúvidas conosco através do site.