Infelizmente, o Brasil registrou, em junho de 2022, 4.739 mortes por Covid-19.
Isso representa uma alta de 49,2% em relação a maio. Além de ser a primeira vez que o número de óbitos pela doença aumenta de um mês para o outro em 2022. Os dados foram apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país.
Mortes por Covid-19 por mês no Brasil: qual é o real cenário?
Apesar do aumento no número de mortes por Covid-, a letalidade da doença – número de mortes em relação ao número de casos conhecidos – caiu de um mês para o outro.
Isso porque maio registrou pouco mais de 570 mil casos da doença, enquanto junho teve mais de 1,3 milhão de casos. Segundo especialistas da área, o aumento absoluto nas mortes já era esperado, exatamente por causa do aumento expressivo do número de casos.
A letalidade da Covid para os últimos 6 meses também foi a menor desde o início da pandemia.
Aumento dos casos
O aumento nos casos nos últimos meses deve-se, principalmente, à sazonalidade – a chegada do outono e do inverno traz o aumento da circulação de vírus respiratórios, como o Sars-CoV-2 – e, também, à retomada de eventos sociais com aglomerações e sem o uso da máscara.
O boletim da Fiocruz de 23 de junho sobre síndrome respiratória aguda grave aponta que, neste ano, cerca de 82% dos casos de SRAG foram causados pela Covid-19. Outros 9,3% foram causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR), 5,1% pela Influenza A e 0,1%, pela Influenza B.
Por fim, vale apenas lembrar que, desde o início da pandemia, em 2020, o Brasil registrou 32.130.316 casos de Covid e teve 670.532 vítimas da doença. Por isso, é extremamente importante continuar se cuidando, evitar aglomerações, usar álcool em gel, máscaras e manter a rotina de vacinação. Além de, é claro, consultar o seu médico regularmente.
E lembre-se: o Laboratório Lawall está sempre ao seu lado!
Agende o seu exame aqui e saiba mais!