O nosso corpo fala, dando indícios sempre que algo está fora do normal. Quando uma mulher apresenta sinais como atraso menstrual, dor nos seios, fadiga, sensibilidade emocional e enjoos, por exemplo, o indicado é que ela realize um teste de gravidez.
O teste de farmácia e o exame de sangue são as formas mais confiáveis para o diagnóstico de uma gestação em curso. Eles se baseiam nos níveis de Beta HCG no organismo, hormônio que está diretamente relacionado ao desenvolvimento gestacional.
Ambas opções são acessíveis, rápidas e possuem eficácia comprovada. Então, qual escolher?
O que é o HCG?
O HCG ou gonadotrofina coriônica humana, é um tipo de hormônio que é produzido pelo embrião, em geral, entre 5 e 10 dias após a fecundação do óvulo.
Dessa maneira, o indicativo da quantidade dessa substância no organismo é fundamental não apenas para a detecção de uma gravidez, como também para a avaliação da saúde do feto.
Se os níveis de HCG estão baixos, o resultado é negativo, pois este é o padrão considerado normal. Quando há um aumento, significa então que o corpo está produzindo esse hormônio, consequentemente testando positivo.
Tipos de testes de gravidez
Teste de farmácia
Os testes de farmácia são os mais populares e por serem mais simples, a primeira opção considerada pelas mulheres na hora de confirmar uma gravidez.
Neste tipo de teste rápido a análise é qualitativa, ou seja, ela não informa exatamente a quantidade do hormônio no corpo. O contato da urina com o bastão de testagem resulta em uma reação química que, em poucos minutos, apresenta um resultado positivo ou negativo.
Há muitas opções de marcas e modelos no mercado, portanto é uma opção de fácil acesso. Além disso, possui uma resposta quase que instantânea e um índice de confiabilidade entre 95% e 99%.
Exame de sangue
O exame de Beta HCG através da coleta sangue, por sua vez, analisa os níveis de hormônio de forma quantitativa e com maior especificidade de informações.
Neste teste é possível ter respostas mais completas, com uma precisão de 99%. Os dados são exatos em relação à dosagem do hormônio no organismo, o tempo de gestação e, até mesmo, a saúde do feto e da gestante, visto que números muito altos podem indicar problemas.
Apesar de não ser imediato como o teste de farmácia, este exame possui resultado rápido, podendo ficar pronto no mesmo dia, em poucas horas após realizado.
Qual teste de gravidez é o mais confiável?
Como vimos, os dois tipos de testes são escolhas confiáveis e eficazes. Dentre as suas principais diferenças, podemos destacar dois aspectos.
O primeiro é a especificidade do exame de sangue, que apresenta informações mais exatas e detalhadas. O segundo é referente a possibilidade de um resultado falso negativo nos testes de farmácia. Isso acontece, pois as concentrações do hormônio HCG na urina são menores, principalmente no início da gravidez.
Portanto, para um diagnóstico médico, é recomendado que a mulher confirme o resultado através do exame de sangue, mesmo que já tenha realizado o teste de farmácia.
Onde fazer o exame?
Se você está em busca de um local para fazer o seu teste de gravidez, através do exame de Beta HCG em Juiz de Fora e Santos Dumont, pode procurar o Lawall. Oferecemos infraestrutura completa e corpo clínico altamente treinado e capacitado para te proporcionar a melhor experiência possível neste momento.
Entre em contato e tire suas dúvidas conosco através do site.